As candidaturas fictícias de mulheres nas eleições de 2024 estão dando dor de cabeça para vereadores que foram eleitos com a ajuda dos votos atribuídos a candidatas que tiveram o nome lançado apenas para cumprir a exigência da legislação.
A Lei estabelece que, pelo menos, 30% das vagas da chapa ao Legislativo devem ser preenchidas por mulheres. Um dos casos que chamam a atenção nos bastidores políticos é na cidade de Juazeiro do Norte, que teve três vereadores cassados por fraude à quota de gênero.
O repórter Carlos Silva conta, no Jornal Alerta Geral, que os vereadores Badú (Mobiliza), Boaz das Rotatórias (PL) e Lukão (PSDB), cassados pela Justiça da 28ª Zona Eleitoral, preparam recurso ao TRE e, se perderem, irão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para preservar as vagas no Legislativo Municipal. A cassação em primeira instância os mantém no exercício do mandato até a decisão final sobre o julgamento. Se o TSE mantiver a cassação, haverá recontagem de votos e a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte terá uma nova composição. Ao analisar esse caso, o jornalista Beto Almeida destaca, no Jornal Alerta Geral, que em outras cidades do Ceará o Ministério Público Eleitoral apresentou denúncias contra partidos por fraude à quota de gênero.

Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central Quixadá.
SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá 88 998602540 / 988820918 / 88 34121595
JORNAL CENTRAL QUIXADÁ É O BLOG OFICIAL DO RADIALISTA GOMES SILVEIRA NO SERTÃO CENTRAL. PARTICIPE ATRAVÉS DO TELEFONE E WHATS APP - TELEFONE FIXO 3412 1595 TIM (88)998602540 88 988820918 OI EMAIL - CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM
POSTADA POR GOMES SILVEIRA
COM INFORMAÇÕES CEARÁ AGORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário