MOTOCEDRO EM QUIXADÁ

MOTOCEDRO EM QUIXADÁ
MOTOCEDRO EM QUIXADÁ -TELEFONE 88 3412 0066

terça-feira, 14 de outubro de 2025

CEARÁ - Transnordestina recebe autorização para transportar cargas entre Piauí e Ceará

Após quase 20 anos em obras, a Transnordestina, enfim, vai começar a operar no sertão nordestino. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início do funcionamento da ferrovia na última quinta-feira (9).

As informações já foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). O trecho autorizado pela ANTT é de exatos 679 quilômetros (km) e interliga São Miguel do Fidalgo (PI) a Acopiara (CE), cortando ainda a porção oeste do estado de Pernambuco.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Transnordestina Logística S.A (TLSA), empresa responsável pela construção e operação da linha férrea, o trecho a ser operado será inicialmente entre Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu (CE), totalizando cerca de 600 km.

A decisão da ANTT é válida em regime de comissionamento, isto é, a ferrovia vai operar em modelo de testes, em escala reduzida e transportando menos cargas do que a capacidade anunciada pela TLSA.

Com isso, a ferrovia, cuja construção começou em 2006, ainda durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente, passa a funcionar no interior de Piauí, Pernambuco e Ceará.

Em julho, o presidente da TLSA, Tufi Daher Filho, afirmou que o início do transporte de grãos da Transnordestina entre os interiores do Piauí e do Ceará aconteceria "em outubro ou novembro" deste ano. 

Como vai funcionar a Transnordestina?

Durante a fase de comissionamento, a ANTT definiu "condições técnicas específicas". Segundo a agência, esse regime é adotado em novas ferrovias, e "permite que a via se ajuste gradualmente à carga transportada e às dinâmicas operacionais".

"As inspeções realizadas pela agência confirmaram o atendimento aos requisitos mínimos para o início do tráfego, restando ajustes pontuais a serem concluídos", diz agência. 

Conforme a ANTT, entre as determinações estão limites de velocidade, monitoramento técnico contínuo e ações de comunicação voltadas às comunidades próximas à ferrovia, com foco em segurança nos cruzamentos e nas áreas de circulação dos trens. 

Foto que contém locomotiva da Ferrovia Transnordestina.
Legenda: Ferrovia Transnordestina vai operar em fase de testes no interior do Ceará, Pernambuco e Piauí.
Foto: Kid Júnior.

Neste primeiro momento, a Transnordestina vai transportar grãos, algodão, minérios, gesso, gipsita e contêineres. Por ano, a fase de comissionamento poderá levar até 1 milhão de toneladas de cargas.

Os trens vão ter duas locomotivas e 20 vagões cada, com velocidade máxima de 60 km/h, seguindo as determinações estabelecidas pela ANTT.

Ferrovia segue em construção

Inicialmente pensada como um 'T' invertido interligando Eliseu Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), a ferrovia passou por mudanças ao longo dos últimos anos.

Atualmente, a Transnordestina é executada desta forma pelo Governo Federal, mas sob concessão da TLSA, está somente o trecho conhecido como 'L' invertido, entre Eliseu Martins e o Porto do Pecém. O trajeto entre Salgueiro (PE) e Suape está a cargo do Poder Público nacional.

O investimento atualizado da construção da ferrovia é de R$ 15 bilhões para construir do zero 1.206 km de trilhos. Na fase de comissionamento, 56,3% desse total estará apto para operação.

É o trecho que está completamente concluído, com toda a infraestrutura de ferrovias já entregue. A outra parte, 43,7%, ou está com diferentes estágios de execução, ou ainda não foi contratada.

De acordo com o Governo Federal, o cronograma atualizado prevê obras concluídas da Transnordestina até 2029. Quando for concluída, a ferrovia poderá substituir quase 400 caminhões de cargas, com capacidade para transportar 33 milhões de toneladas por ano.

Legenda:

*: São múltiplos trechos nos estados de Piauí, Pernambuco e Ceará. No Ceará, são trechos entre a divisa com Pernambuco passando por Missão Velha, Lavras da Mangabeira, Iguatu e Acopiara;

**: São seis trechos, todos em território cearense, em construção, que abrangem Acopiara, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Quixadá, Itapiúna, Baturité, Caucaia e Porto do Pecém, destino da ferrovia;

***: São os dois únicos trechos (lotes 9 e 10) que ainda não foram contratados. O presidente da TLSA vislumbra que a contratação ocorra ainda em 2025;

****: Inicialmente, a construção da fase 2 seria iniciada após a conclusão da fase 1, mas as obras de ambas as partes estão sendo tocadas em paralelo pela TLSA. 



Viu situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta?Fale com a gente pelo WhatsApp do Central  Quixadá.

SUGESTÃO DE PAUTA? FALE COM A GENTE PELO WhatsApp do Central Quixadá
88 998602540 / 988820918 / 88 34121595

JORNAL CENTRAL QUIXADÁ É O BLOG OFICIAL DO RADIALISTA GOMES SILVEIRA NO SERTÃO CENTRAL. PARTICIPE ATRAVÉS DO TELEFONE E WHATS APP - TELEFONE FIXO 3412 1595 TIM (88)998602540 88 988820918 OI EMAIL - CENTRALQUIXADA@GMAIL.COM

POSTADA POR GOMES SILVEIRA

COM INFORMAÇÕES DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário