Antes do início da Série B deste ano, o Ceará sonhava em repetir 2009, ano que ascendeu à elite do futebol brasileiro. Mas 38 rodadas depois, o encerramento da competição teve um desfecho bem diferente do que esperavam a diretoria e torcida alvinegra: um opaco 11º lugar na classificação final, com 47 pontos, 24 abaixo da zona de acesso e apenas cinco acima do descenso.
Empate com o Guaratinguetá, em agosto, foi um dos tropeços do Vovô em casa
Em nenhuma das 38 rodadas da competição, o Vovô chegou a disputar realmente o acesso, não integrando o grupo dos quatro primeiros em nenhum momento. O máximo que o Ceará conseguiu foi estar em 7º lugar por três rodadas, da 24ª à 26ª, início do returno da competição.
A faixa mais ocupada pelo time Alvinegro na tabela da Série B foi a intermediária, ficando nada menos que 22 das 38 rodadas entre o 10º e 14º lugar.
Para a diretoria alvinegra, a campanha em si, e não apenas a posição final obtida, foi condizente com o investimento feito. O vice-presidente e diretor de futebol do clube, Robinson de Castro, classificou a campanha como decepcionante.
"Pelo investimento que tivemos, tanto em elenco quanto em comissão técnica, a campanha foi medíocre, no sentido de mediana, decepcionante. Não chegamos a correr risco de cair, mas ficamos longe de subir, o que era nosso objetivo", analisa.
Para ele, a frustração maior foi entender que o elenco formado para a competição não devia ao de nenhuma equipe que ficou à frente do clube, incluindo os que conseguiram o acesso. "Posso garantir que o elenco que formamos não devia a nenhum, mesmo os que conseguiram subir. Mas perdemos pontos em casa para times fracos, não tendo o comportamento de um time que se propunha a subir de divisão", finaliza.
Três fases
A campanha do Alvinegro na Série B pode ser dividida em três momentos distintos. No primeiro, até a 15ª rodada, o clube chegou a ficar cinco delas na zona de rebaixamento, até iniciar uma recuperação a partir da rodada seguinte.
Naquele momento, o Vovô ensaiou uma reação até a 25ª rodada com quatro vitórias e dois empates, se aproximando da zona de acesso - a diferença era de apenas cinco pontos -, ocupando um 7º lugar.
Mas o frustrante empate em casa contra o Ipatinga no PV e a derrota chave para o São Caetano foram determinantes para as chances de acesso do clube chegarem a praticamente zero.
A confirmação veio na rodada seguinte, a 31ª, com a derrota sofrida para o ASA por 3 a 0.
A partir dali o clube entrou em um marasmo: o técnico PC Gusmão deixou o clube na 33ª rodada, iniciando o desmanche no elenco e as seis partidas seguintes foram sob o comando do auxiliar técnico do clube, Anderson Silva.
Elenco reduzido
Comandado pelo auxiliar, o Ceará jogou as rodadas finais com um elenco reduzido e reforços das categorias de base, não vencendo mais na Série B.
Esfacelado após a saída de 17 jogadores, o Alvinegro encerrou a competição no último sábado, 24, com um empate em 1 a 1 contra o Vitória no Barradão.
Meia Leandro Chaves deixa o Alvinegro
O meia Leandro Chaves é o 18º jogador a deixar o Ceará após o fim da Série B. O diretor de futebol Robinson de Castro declarou que o destrato com o jogador ocorrerá hoje.
O meia chegou durante a Série A de 2011 e nunca se firmou entre os titulares, ganhando uma chance apenas na reta final da Série B este ano.
Os próximos jogadores a definirem ou não suas permanências são Heleno e Adílson, já que seus contratos se encerram nesta sexta-feira, 30.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
centralquixada@gmail.com
centraldenoticias@bol.com.br
gomessilveira13@gmail.com
Fones(88)96694755/81212265/34121595
Sindicato dos Radialistas e Públicitários do Estado do Ceará - RP - 3742/Matricula - 6185
A.P.C.D.E.C - Matricula 334
ACI - Associação Cearense de Imprensa
ABRACE - Associação Brasileira de Cronistas Esportivos - Matricula - 3373
Nenhum comentário:
Postar um comentário