Caracas O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela disse que está pronto para realizar "a qualquer momento" a posse do presidente Hugo Chávez, após seu retorno à Venezuela ontem, de acordo com informações do jornal "El Nacional". O líder bolivariano desembarcou em Caracas depois de mais de dois meses internado em Havana se recuperando de uma cirurgia contra um câncer.
Simpatizantes do líder bolivariano cercaram o hospital militar, em Caracas, onde ele está internado para continuar o tratamento e tomaram praças e ruas em celebração ao retorno FOTO: REUTERS
"O tribunal está pronto. Em qualquer momento estamos aptos a proceder a juramentação", assegurou uma fonte do TSJ que não quis ter seu nome identificado. "Só esperamos a decisão do presidente e da equipe médica, que determinarão se a cerimônia será pública ou privada e onde será realizada", acrescentou.
Devido à cirurgia, que foi seguida de uma série de complicações, Chávez não pôde tomar posse no dia 10 de janeiro para assumir o seu quarto mandato. O Supremo autorizou que o presidente fosse empossado quando estivesse em condições, sem estabelecer prazo.
Durante mais de dois meses, o presidente não foi visto ou ouvido, enquanto o governo divulgava boletins curtos sobre seu estado de saúde, sem nunca antecipar uma data de retorno.
Festa dos chavistas
A chegada surpresa do líder foi recebida com festa pelos chavistas. Manifestantes cercaram o hospital militar onde ele está internado para continuar o tratamento e tomaram praças e ruas em celebração ao retorno.
"Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado meu Deus!! Obrigado Povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento", escreveu Chávez em sua conta no Twitter, que afirmou ter chegado por volta das 6h em Caracas. "Sigo com fé em Cristo e confiante nos meus médicos e enfermeiros. Até a vitória, sempre! Vamos viver e vencer!", acrescentou o presidente.
Especulava-se que Chávez não estaria bem o suficiente para viajar, mas o vice-presidente Nicolás Maduro confirmou que o presidente embarcou em Havana por volta das 2h30 (4h30 no horário de Brasília).
Na sexta-feira, o governo divulgou as primeiras fotos do presidente desde que ele foi internado em Cuba no início de dezembro. Chávez luta contra um câncer desde meados de 2011.
O líder cubano Fidel Castro saudou, ontem, o retorno de Chávez a Caracas, após "uma longa e angustiante espera". "Fico muito feliz que tenha podido retornar ao pedaço da terra americana que tanto ama, e ao povo irmão que tanto te apoia".
Oposição
O líder opositor venezuelano Henrique Capriles, derrotado por Hugo Chávez nas eleições presidenciais de 2012, usou o Twitter para saudar o retorno do adversário ontem. O opositor, entretanto, aproveitou a oportunidade para cutucar o governo, atualmente comandando por Nicolás Maduro.
"Bom dia, lendo a notícia que o presidente retornou. Seja bem-vindo à Venezuela. Oxalá seu retorno provoque juízo em seu governo", escreveu. "Que o retorno signifique que o Sr. Maduro e os Ministros comecem a trabalhar, há milhares de problemas por resolver", disse.
Chanceler do Brasil deseja melhoras a líder vizinho
Brasília O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, desejou melhoras ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que voltou a Caracas ontem. No entanto, evitou comentar os eventuais impactos do retorno do presidente para a política interna do país vizinho.
"Quero desejar uma pronta recuperação (ao presidente Chávez). As medidas de política interna compete aos venezuelanos tomarem, e não ao Brasil determinar quais devem ser", disse o chanceler brasileiro após encontro com o ministro das Relações Exteriores do Suriname.
Saúde de líder
30/06/11 - De Havana, Chávez conta pela TV que foi operado, em Cuba, para a retirada de um câncer
16/07/11 - Chávez delega poderes a vice e inicia tratamento em Havana
20/10/11 - Presidente anuncia estar "livre´´ do câncer
21/02/ 12 - Líder venezuelano afirma que fará uma nova cirurgia para retirar tumor na pélvis
28/02/12 - Bolivariano passa por cirurgia em Cuba
07/10/12 - Socialista é reeleito presidente da Venezuela
11/12/12 - Chávez passa pela quarta cirurgia contra o câncer
10/01/13 - Tribunal Supremo decide que segundo mandato de Chávez pode começar mesmo sem sua posse, adiada indefinidamente
15/02/ 13 - Após hiato de 67 dias, Venezuela divulga fotos de Chávez
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário